Os supermercados brasileiros faturaram um total de R$ 355,7 bilhões em 2018, um crescimento de 0,7% na comparação com 2017. O resultado registrado no ano passado pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os supermercadistas encerraram o ano com 89,6 mil lojas e 1,853 milhão de funcionários diretos diante dos 1,822 milhão de 2017. Os dados da 42ª edição da Pesquisa Ranking Abras/Superior foram apresentados nesta segunda-feira pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, durante entrevista coletiva no hotel Grand Mercure, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A divulgação antecedeu a Convenção da Abras 2019 que começa nesta terça-feira e segue até o dia 21 de março. O tema deste ano será “O consumidor transformando o varejo”.
O faturamento das maiores empresas supermercadistas chegou a R$ 175,6 bilhões em 2018 (19 maiores sem o Walmart Brasil que não informou os dados). Em 2017, as empresas haviam registrado um total de R$ 159,3 bilhões. O Grupo Zaffari, único gaúcho na lista das 20 maiores empresas do país, aparece na oitava posição com um faturamento bruto de R$ 5,3 bilhões no ano passado. A pesquisa foi elaborada pelo Departamento de Economia da Abras em parceria com a Nielsen.
Na primeira posição aparece o Carrefour, de São Paulo, com R$ 56,3 bilhões de lucro, seguido pelo Grupo Pão de Açúcar (SP) com R$ 53,6 bilhões; o Walmart Brasil; o Cencosud Brasil Comercial (SP); Irmãos Muffato & Cia Ltda (Paraná); SDB Comércio de Alimento Ltda (SP) e Supermercado BH Comércio de Alimentos (MG).
Segundo Sanzovo Neto, a retomada do consumo não aconteceu como o setor gostaria em 2018. “Começamos o ano bem, mas no final do segundo semestre fomos surpreendidos por uma paralisação nacional dos caminhoneiros que prejudicou o setor supermercadista e de outros setores que impactou fortemente nos resultados da economia do Brasil”, ressaltou.
O presidente da Abras afirmou que a pesquisa feita pela entidade é referência no país e serve de base para profissionais do setor, pesquisadores e estudante o que acaba por resultar na evolução dos supermercados.