Luciana Genro apresenta recurso contra entrega da medalha do Mérito Farroupilha a Eduardo Bolsonaro

Mesa Diretora autorizou, na semana passada, entrega da maior distinção da Assembleia para filho do presidente Bolsonaro

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

A deputada Luciana Genro (PSol) apresentou um recurso contra a entrega da medalha do Mérito Farroupilha ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Na semana passada, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa autorizou a entrega da honraria para o filho do presidente Jair Bolsonaro. A concessão da distinção foi proposta por Ruy Irigaray (PSL). A expectativa do parlamentar gaúcho é de que a medalha possa ser entregue na primeira quinzena do mês de abril.

Contudo, Luciana Genro defende que a autorização para entrega da distinção seja analisada pelo plenário da Assembleia e não apenas pela Mesa Diretora, onde já foi aprovada. O recurso, protocolado na semana passada, pode ser analisado na reunião da Mesa amanhã.

Para Luciana, este é um caso excepcional, pois são as conhecidas posições anti-democráticas de Eduardo Bolsonaro que norteiam o pedido do recurso. “Além de defender o fechamento do STF, Eduardo Bolsonaro é um defensor do torturador Brilhante Ustra, por isso vejo como inadmissível a concessão da mais alta honraria do parlamento gaúcho”, salienta.

A medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta homenagem do Parlamento Gaúcho, concedida a quem fez contribuições na sociedade. Ela é votada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Como Luciana não faz parte do colegiado, ela não pôde votar sobre a concessão da medalha. Cada parlamentar pode indicar apenas uma pessoa ou entidade, por mandato, para receber a distinção máxima da Assembleia Legislativa gaúcha.

Autor da proposta, Irigaray entende que a distinção ao deputado paulista justifica-se pela convergência dos assuntos em favor do Rio Grande do Sul. “As pautas do Eduardo Bolsonaro convergem com os interesses do país e do Rio Grande. O direito à defesa, com a posse e o porte de armas para produtores rurais, por exemplo”, disse.

Além de Eduardo Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) também receberá a homenagem, que foi proposta pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL). General da reserva, Mourão é natural de Porto Alegre.