Ação da PF aprende 6,5 mil maços de cigarro e desativa criadouro de galos de rinha no Chuí

Uma pessoa foi presa em flagrante na manhã desta quarta-feira

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira, mandado de busca e apreensão em depósito de cigarros contrabandeados, na fronteira Oeste, que seriam enviados para o mercado clandestino uruguaio. As investigações são um desdobramento da Operação Humo e contam com a colaboração do Grupo de Respuesta e Inteligencia Aduaneira, da Direción Nacional de Aduanas Uruguaia.

No cumprimento do mandado de busca, foram localizados e apreendidos 6,5 mil maços de cigarro. O depósito servia também como criadouro de galos de rinha e abrigava 85 animais. Uma pessoa foi presa em flagrante e responderá por contrabando e crime ambiental.

No decorrer da investigação, a Polícia Federal apurou que um cidadão uruguaio com a alcunha de “El Diente de Oro” teria envolvimento com pessoas da organização criminosa desestruturada pela Operação Humo. O investigado estaria atuando diretamente como intermediador do comércio ilícito de cigarros, utilizando imóveis no Chuí como entrepostos para o transbordo de cargas de contrabando.  A ação de hoje tem o apoio da Receita Federal e da Secretaria do Meio Ambiente do Chuí.