Enfermeiros da Santa Casa de Pelotas entram em greve

Os trabalhadores pedem o pagamento integral do salário de fevereiro

Os enfermeiros da Santa Casa de Pelotas, no Sul do Estado, entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira. A decisão foi tomada em assembleia da categoria na quinta-feira (7). Os serviços estão sendo mantidos em 50% no setores considerados essenciais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, Estevão Finger, os trabalhadores reivindicam o pagamento integral do salário de fevereiro, o fim da prárica de atrasos e parcelamentos dos pagamentos, o que ocorre há dois ano, além do depósido do FGTS e do 1/3 de férias dos funcionários, também em atraso. Finger dastacou o relato dos profissionais sobre a falta de material na instituição, incluindo sabão, papel higiênico, luvas, medicamentos, aventais e fio de sutura. “A situação coloca a população de Pelotas em prejuízo”, afirma.

Uma reunião de mediação está marcada para as 19h desta segunda-feira no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre, com a participação de representantes do sindicato e da instituição. Desde o dia 25 de fevereiro, técnicos de enfermagem e encarregados de higienização e da copa, regidos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Pelotas, já estão em greve. O grupo também reivindica o fim dos atrasos de salários e melhoria das condições de trabalho.

A reportagem tentou contato com a direção da Santa Casa de Pelotas, mas ainda não obteve retorno.