Com vários bairros também prejudicados com alagamentos após a chuva da madrugada e da manhã do sábado, a Prefeitura de São Leopoldo realizou uma reunião de emergência para organizar os trabalhos de auxílio a famílias prejudicadas pela adversidade climática no início desta tarde. A região Nordeste, foi a mais afetada e moradores dos loteamentos Progresso, Padre Orestes e das vilas Brás e Glória sofreram com alagamentos. Segundo a Defesa Civil de São Leopoldo, os bairros Vicentina, Campina e as vilas Paim, Brasília e Antônio Leite, também foram afetados.
Conforme o prefeito Ary Vanazzi, as precipitações foram muito elevadas passando de 100 milímetros em duas horas, o dobro da média prevista para todo o mês de março. Para amenizar os problemas, equipes das secretarias municipais de Obras e Viação e Mobilidade e Serviços Urbanos estão atuando na desobstrução de bocas de lobo e retirada de lixo, enquanto o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), trabalha no jateamento das galerias pluviais. Entre as ações emergências definidas na reunião está exigir o pleno funcionamento da Casa de Bombas do bairro Santo Afonso por parte da Prefeitura de Novo Hamburgo, já que a região faz divisa com o município, além de manter mobilizada a equipe da Defesa Civil para atendimento da população.
A Prefeitura de São Leopoldo corrobora que vem elaborando o plano municipal de drenagem urbana, aumentando os recursos destinados para obras nos serviços de drenagem e ainda apresentando um conjunto de projetos de engenharia junto aos órgãos federais para captação de recursos e financiamento para obras estratégicas de drenagem. Os contatos com a Defesa Civil de São Leopoldo podem ser feitos pelos telefones: 2200. 0633, 98924.7852, 99836. 2312 e 99327. 5609