Dia Internacional da Mulher tem ações em Porto Alegre

Defensoria Pública, Brigada Militar e Prefeitura promovem ações na data

Ação da Brigada Militar./ Foto: Alina Souza./ Correio do Povo.//

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março, conta com ações especiais de diversas entidades em Porto Alegre.  O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (NUDEM-DPE/RS) vai promover um mutirão de orientação jurídica e de educação em direitos ao público em geral, com foco especial para as mulheres. A unidade móvel da instituição vai estar estacionada no Largo Glênio Peres, no Centro da Capital, das 9h às 12h.

A Brigada Militar (BM) lança uma ação, às 9h30, no Barco Cisne Branco, na Usina do Gasômetro. Chamada de “Cabelos de Aço”, policiais militares femininas irão doar cabelos para a confecção de perucas para pessoas em tratamento de câncer.

A Prefeitura da Capital promove diversas atividades. De hoje até domingo, o Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues terá atividades de dança, feira de produtos, bate-papo e roda de bordado no evento “Mulheres em Ação”. Além disso, a oferta de exames preventivos e o estímulo a hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, é o enfoque da Secretaria Municipal de Saúde neste mês. Ao longo de março serão oferecidos serviços e atividades em unidades de saúde e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. A programação completa está no site da Prefeitura. 

A Trensurb irá receber mais uma edição do Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Das 8h às 17h, voluntárias da organização distribuem material informativo, oferecendo às usuárias do metrô acolhimento e informações sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha, procurando orientá-las sobre casos de violência doméstica e familiar.

Movimentos Sociais

As mulheres da Via Campesina estão no Largo Glênio Peres, desde as 7h30, com uma feira de produtos orgânicos da Reforma Agrária, atendimentos variados às mulheres, intervenções culturais e painéis sobre feminicídio, previdência social, saúde da mulher, defesa de territórios e da alimentação saudável. Às 17h30, haverá um ”Ato Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras”, na Esquina Democrática. Após, o grupo sairá em caminhada, marcada para as 19h.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG) e o conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) prevê reunir em torno de 60 mil pessoas em 40 eventos no Estado. Serão abordados temas como a Marcha das Margaridas 2019, a importância da família e da agricultura, a falta de renda na propriedade em decorrência da estiagem, além da Violência contra a Mulher, a Previdência Social, SUS, entre outras pautas.