Caxias do Sul produz 1,8 milhão de litros de sucos de uva por ano

Foto: Divulgação

Caxias do Sul é responsável por 1,8 milhão de litros da produção de sucos de uva por ano no Estado. O município é o 7º no ranking de maiores produtores do Rio Grande do Sul. De acordo com o cadastro vinícola, 12 empresas produzem a bebida em Caxias e as variedades mais encontradas são couderc, bordô e isabel.

André Gasperin, 38 anos, é enólogo, vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e proprietário da Vitivinícola Don Affonso, fundada há 39 anos. A empresa produz 300 mil litros de suco por ano das variedades tinto integral e branco integral. “A produção de sucos é bastante satisfatória, porque a qualidade da uva este ano está sendo boa. Isso resulta também em um suco muito bom. A particularidade da obra-prima do produto influencia de forma direta na produção”, analisou Gasperin.

O município também produz variedades de sucos como tinto, branco e rosé, já que o produto é bastante versátil e se adéqua a diferentes momentos de consumo. Grande parte das empresas do município fornece suco 100% natural ou integral, beneficiando a saúde da população.

Hermogenes Gasparin, 67 anos, é proprietário da vinícola Don Giácomo, que produz 50 mil litros de sucos por ano, das variedades tinto, branco e rosado. A atividade familiar começou há mais de 130 anos. “Nosso produto é natural, pasteurizado, sem adição de açúcar e integral. O nosso suco de uva foi inclusive premiado no Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul do ano passado, ficamos muito felizes com a referência”, contou, orgulhoso.Colheita de uva

O município é o 4º maior produtor do Estado com 3,8 mil hectares de área plantada. A safra em 2019 deve chegar a 50 mil toneladas. As variedades isabel, cabernet sauvignon e moscato embrapa são as próximas a serem colhidas. A colheita deve seguir até meados de março.