Com o término do feriadão de Carnaval, Porto Alegre começou a retomar as suas atividades nesta quarta-feira, tanto no comércio, quanto nos bancos, e em outros serviços. Os estabelecimentos comerciais no Centro Histórico da cidade foram os primeiros a funcionar.
Por volta das 9h, os comerciantes das ruas dos Andradas, Doutor Flores e Alberto Bins e das avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros abriram suas portas para receber os clientes. Já os bancos e outros serviços como o Tudo Fácil e o Sine voltaram a funcionar na quarta-feira com atendimento diferenciado.
O Banrisul retomou o atendimento ao público às 11h. Já nas instituições financeiras como Bradesco, Itaú, Sicredi, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, desde cedo os clientes começaram a utilizar os caixas eletrônicos para o pagamento de contas ou para o saque de dinheiro.
Filas de clientes foram registradas no Itaú, da rua Sete de Setembro, e no Banco do Brasil, da rua Uruguai, onde os clientes aguardaram a abertura das agências ao meio-dia. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as contas de água, luz e telefone e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março puderam ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira.
Já as unidades do Tudo Fácil, a sede administrativa da FGTAS, na avenida Borges de Medeiros, a Casa do Artesão, na rua Júlio de Castilhos, e o Vida Centro Humanístico, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, retomaram as suas atividades às 13h.
A maioria das agências dos Correios voltaram a funcionar a partir das 9h e das CEEE reabriram na quarta-feira, a partir das 13h. Os prontos atendimentos e os hospitais de Porto Alegre como o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas permaneceram abertos 24 horas no feriado para atender a população.
Nas unidades de saúde, o atendimento foi retomado na quarta-feira, a partir das 8h, além de três unidades que funcionam em horário estendido – os postos de saúde São Carlos, Modelo e Tristeza, até as 22h.
Os prontos atendimentos da Cruzeiro do Sul, da Bom Jesus, da Lomba do Pinheiro, de Saúde Mental IAPI e UPA Zona Norte Moacyr Scliar funcionaram 24 horas no feriadão de Carnaval.