Dirceu Franciscon deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e retorna para Assembleia

Impasse envolveu disputa com suplente por cargos no Legislativo

Foto: Divulgação

Com menos de três meses de governo, Eduardo Leite (PSDB) sofreu nesta quarta-feira a primeira queda no primeiro escalão do Palácio Piratini. Durante a tarde, o deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB) entregou comunicado a Leite rejeitando convite para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. No início de 2019, Franciscon aceitou desafio e chegou a compor o primeiro escalão. Porém, ele retornou para Assembleia Legislativa para tomar posse como deputado estadual no fim de janeiro. Desde lá, Dirceu Franciscon não retornou mais para o Executivo.

Com a ida do petebista para o governo, Marcus Vinicius de Almeida (PP), primeiro suplente da coligação, assumiu a cadeira de Franciscon na Assembleia. O imbróglio começou a ganhar novos contornos, quando a equipe montada por Dirceu Franciscon, incluindo cargos de confiança (CCs), não conseguiu ser realocada para o primeiro escalão. Para não perder as indicações no Legislativo para Marcus Vinicius, ele assumiu de vez cadeira conquistada nas eleições depois de ter somado 37.322 votos.

Procurado pela reportagem, Franciscon justificou ter recusado cargo, pois com a reestruturação da máquina pública provocada pelo Piratini, parte dos funcionários, ligados a Secretaria, que recebiam salários de até R$ 6 mil passaram a ganhar menos de R$ 1 mil. Entre fevereiro e março, o adjunto Márcio Machado, conhecido como Manolo, respondeu em nome da Pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A tendência é de que o PTB indique outro nome para a Secretaria. A alteração depende do aval de Eduardo Leite.