“A orla do Guaíba é o futuro do Carnaval de rua de Porto Alegre”, diz secretário-adjunto da Cultura

Nesta madrugada, a Cidade Baixa voltou a ser palco de confronto entre frequentadores e a BM

Foto: Alina Souza / CP

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, na manhã desta terça-feira, o secretário-adjunto da Cultura de Porto Alegre, Luciano Maricato, afirmou que a nova orla do Guaíba deve ser o futuro do Carnaval de rua da cidade. Atualmente, a festa acontece no bairro Cidade Baixa.

Na madrugada de hoje, o bairro voltou a ser palco de confronto entre frequentadores e a Brigada Militar pelo segundo dia seguido. Mesmo com reforço de policiamento, o público fez nova aglomeração na rua da República por volta das 3h30.

O Carnaval de rua organizado pela Prefeitura aconteceu no dia 2 de março e se repete nesta terça. Segundo o secretário-adjunto, os dois dias de festa cumprem uma decisão judicial.

“Nós estamos cumprindo uma medida judicial, de um acordo feito com Ministério Público, Associação de Moradores da Cidade Baixa e Associação dos Blocos de Carnaval de que só pode ter dois dias de carnaval e blocos. A decisão é cumprida. Óbvio que para o próximo edital vamos fazer um planejamento para ocupar outros locais da cidade nos demais dias. A orla do Guaíba é o futuro do Carnaval. Ali tem uma propagação sonora melhor, é mais fácil a dispersão das pessoas e não incomoda vizinhos”, comenta.

Maricato destaca, ainda, que o público que promoveu a confusão da última madrugada não representa o carnavalesco. ” O que aconteceu nos últimos dois dias acontece o ano todo na Cidade Baixa. Esse povo vem ocupar o espaço público de maneira agressiva e irresponsável. Eles não representam o público do carnaval, eles são um grupo que quer bagunçar, isso tem que ficar claro”.

Durante o confronto dessa madrugada, um grupo de pessoas começou a atirar pedras, garrafas e pedaços de pau contra os policias do Batalhão de Choque da BM. Para dispersar os frequentadores, a polícia utilizou bomba de efeito moral e spray de pimenta. Ninguém ficou ferido no confronto.

Conforme relato de moradores, o cenário era de “guerra” durante a madrugada. Contêineres de lixo foram virados, vidraças foram quebradas e ao menos um veículo que estava estacionado na rua foi depredado.

Elaine Nascimento, moradora do bairro, diz que acha a situação um desrespeito. “É sempre a mesma coisa, entra ano, sai ano, é um lixão. Ontem, tinha que passar por cima do lixo para atravessar as ruas. Teve uma época que se fazia um carnaval, mas não era assim. Não sei se aumenta a população ou é o pessoal do bairro mesmo. Mas juntou um público que causa uma baderna. Antigamente, era à tarde [o carnaval de rua], era mais criança, família”.

O circuito Cidade Baixa do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 segue hoje a festa com os blocos Rua do Perdão e Deixa Falar. A concentração começa às 14h na Rua da República, em frente ao Teatro Túlio Piva. A festa, autorizada pela prefeitura, se encerra às 21h.