Sacos e copos de plásticos e garrafas de bebidas. Esses foram alguns dos resíduos encontrados por quem buscou passear pela Orla do Guaíba na manhã desta segunda-feira. O lixo ocupava todo o trecho junto à Usina do Gasômetro, espalhado pelo gramado, escadarias e demais espaços.
No início da manhã, diversos garis, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realizaram o recolhimento do lixo. Conforme o grupo avançava, os sacos de lixo iam ficando cheios. A Prefeitura de Porto Alegre não informou a quantidade de resíduos retirados da região. O conteúdo deixado foi associado a grupos que se reuniram na noite de domingo na Orla.
Quem tentava passear e descansar pelo ponto turístico se surpreendeu negativamente. Moradora da rua dos Andradas, uma senhora, que preferiu não se identificar, disse ter ficado chocada com a quantidade de lixo. Passeando com o cachorro, disse que caminha no local diariamente e que, o local está sempre em boas condições. “Infelizmente, essa situação é comum apenas após festas”, comentou.
Perto dela, Germano Machado preparava o chimarrão, protegido do sol em uma sombra. Sentado numa cadeira de praia, disse que o espaço é muito legal, mas que a sujeira atrapalha. Além do lixo, a maior preocupação era com as garrafas quebradas no gramado, que se acumulavam em vários pontos. Sem a atenção, poderia ocorrer um acidente.
Mesmo assim, a movimentação na Orla cresceu ao longo do dia na beira do Guaíba. Muitas pessoas aproveitavam para fazer exercícios, como alongamento e ciclismo, ou apenas ficavam curtindo a paisagem.