Os contribuintes que não vão viajar durante o Carnaval podem aproveitar o feriado para separar documentos e adiantar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2019, evitando dores de cabeça no futuro. “Aqueles que não gostam da folia podem aproveitar para brincar com o Leão”, aconselha João Altair Caetano dos Santos, conselheiro do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
Como o tempo para enviar a declaração neste ano tem uma semana a menos em relação a 2018, o especialista em Imposto de Renda da Crowe Consultoria, Daniel Nogueira, orienta para a seleção dos dados que serão utilizados na hora de preencher a declaração.
“Os contribuintes já têm uma série de informações para arquivar e se organizar para quando começar o prazo da entrega”, observa Nogueira, que atenta para a obrigatoriedade de que todos os informes tenham sido disponibilizados até a última quinta-feira.
Entre os principais documentos citados pelos especialistas para auxiliar na declaração aparecem o informe de rendimentos entregue pelo empregador, as informações disponibilizadas pelos bancos nos quais o contribuinte é cliente e as despesas diversas que podem ser abatidas no documento.
Para quem tem filhos sem CPF, Caetano alerta para a obrigatoriedade estabelecida pela Receita neste ano de que o documento de todos os dependentes seja relacionado na declaração. “Até o ano passado, apenas maiores de oito anos precisavam ter o CPF”, lembra ele. Apesar do programa para preencher o documento já estar disponível para download no site do Fisco, a declaração só pode ser enviada para a Receita na próxima quinta-feira. O prazo vai até o dia 31 de abril.