O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, encerraram nesta quinta-feira, em Hanói, no Vietnã, sua segunda cúpula mais cedo sem ter chegado a um acordo. Uma declaração da Casa Branca diz: “Os dois líderes discutiram diversos meios para avançar a desnuclearização e conceitos econômicos. Nenhum acordo foi fechado desta vez, mas suas respectivas equipes esperam se encontrar no futuro.”
• “Seu país tem um grande potencial econômico”, afirma Trump a Kim em primeiro dia de cúpula
Em entrevista coletiva, Trump declarou: “Basicamente, eles queriam que as sanções fossem suspensas por completo, mas nós não poderíamos fazer isso. Portanto, precisávamos nos retirar.” No entanto, o presidente americano prosseguiu: “Mesmo sem acordo, Kim prometeu que não vai reiniciar os testes nucleares e de mísseis.”
De acordo com informações da CNN, durante a nova reunião, Kim teria insistido que os Estados Unidos deveria retirar todas as sanções colocadas sobre o seu país. Em entrevista coletiva após o encerramento da cúpula, Trump deixou que claro que não tem pressa em buscar um acordo completo. “Eu tenho dito desde o começo que velocidade não é importante para mim. O que é importante é que façamos o acordo certo”, disse.
Os líderes vinham tentando uma reconciliação antes da desnuclearização da Península Coreana.