Planalto mantém convênio com Prefeitura para executar obras de Centro de Convenções

União irá aportar R$ 60 milhões para execução do projeto até junho

Foto: Roberto Castro/MTur

Após acordo firmado entre a Prefeitura de Porto Alegre e a União, foi selado nesta quarta-feira a prorrogação de mais 90 dias para que o Paço Municipal receba até R$ 60 milhões para destinar a construção do Centro de Convenções e Eventos na Capital. O convênio firmado ainda na gestão Temer estabelecia até março a vinda destes repasses junto ao governo federal. Após rever diferentes projetos, o Ministério do Turismo classificou como prioritária a execução da obra e solicitou a prorrogação do prazo para garantir o aporte.

Desde o início do mês, a Prefeitura trabalhava nos bastidores para assegurar este repasse. Hoje, o vice-prefeito Gustavo Paim acompanhado da secretária de Planejamento e Gestão do município, Juliana Castro, obteve aval do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, garantindo o convênio. Além da elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia, as licenças ambientais também já foram apresentados e avalizados pela União.

A fundo perdido, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estarão disponíveis até o início de junho. O Centro de Eventos deverá ser erguido em uma área de 3,7 hectares, ao lado do Estádio Beira-Rio.