O valor da passagem unitária do trem metropolitano passará a custar R$ 4,20 a partir de 13 de março, conforme divulgou nesta quarta-feira a Trensurb. Segundo a empresa, essa é a última parcela da recomposição tarifária em busca do equilíbrio financeiro, aprovada pelo Conselho de Administração da Trensurb, após um período de dez anos sem alteração no valor da passagem, de 5 de janeiro de 2008 a 2 de fevereiro de 2018.
A estatal destacou que, como benefício para os usuários, com apoio do governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional, compromete-se a realizar investimentos equivalentes à receita adicional em melhorias nos serviços.
Conforme a Trensurb, a alteração no valor da tarifa foi calculada a partir da evolução dos custos operacionais, levando em consideração a necessidade de aproximar a empresa de uma situação de equilíbrio – conforme prevê a Política Nacional de Mobilidade Urbana. O governo federal, controlador da Trensurb, ressaltou que há compromisso de repassar o equivalente à receita adicional para projetos de melhoria, principalmente na modernização da frota original da empresa.