Asfalto cede e caminhão fica preso em cratera em Porto Alegre

Motorista fez manobra em cima de uma boca de lobo, o que teria causado o rompimento

Após retirada de caminhão, cratera na avenida Sertório chamou a atenção | Foto: Guilherme Testa

Um caminhão ficou preso na manhã desta segunda-feira após uma cratera abrir no asfalto da avenida Sertório, na zona Norte de Porto Alegre. Em função do afundamento, houve o bloqueio total da avenida, no sentido bairro-Centro. O acidente ocorreu no Portão 8 do Aeroporto Salgado Filho. O caminhão de grande porte foi retirado logo em seguida, porém, a cratera chamava a atenção.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fez os desvios no trânsito, em função o buraco. O local está parcialmente bloqueado e a sinalização será reforçada para que veículos de grande porte não se locomovam em cima das estruturas, causando o risco de novos rompimentos.

Caminhão ficou preso na cratera durante a manhã

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio das equipes da Coordenação de Águas Pluviais, informou que o caminhão fez manobra em cima de uma boca de lobo e de uma galeria pluvial, causando o rompimento.

As equipes da SMSUrb foram ao local e, em vistoria, constataram a necessidade de reconstrução de 60 metros de galeria pluvial. Primeiro, foram feitas as medidas paliativas, como limpeza da galeria para dimensionar os estragos e impedir bloqueios na vazão das águas. O próximo passo será o levantamento de custos para realização de uma pequena obra de reconstrução, estimada para iniciar na próxima semana.