Ajuda humanitária sai de Boa Vista em direção à fronteira

Local está fechado para veículos por ordem do governo venezuelano

Embaixadora Maria Teresa Belandria agradeceu ao Brasil e aos Estados Unidos | Foto: Twitter / Reprodução / CP

Por volta das 6h50min da manhã deste sábado (23), dois caminhões carregados de ajuda humanitária enviada pelo governo brasileiro saíram de Boa Vista, capital de Roraima, em direção à fronteira com a Venezuela. A fronteira, no entanto, está fechada para veículos por ordem do governo venezuelano desde a última quinta-feira (21). Caminhantes ainda podem cruzar o limite dos países.

A embaixadora venezuelana reconhecida pelas autoridades brasileiras, Maria Teresa Belandria, confirmou o envio em sua conta no Twitter e agradeceu ao Brasil e aos Estados Unidos. Belandria foi indicada ao cargo por Juan Guaidó, autointitulado presidente da Venezuela.

Segundo as ordens brasileiras, os veículos usados para entregar a ajuda humanitária precisam ser venezuelanos e conduzidos por motoristas venezuelanos. O governo já confirmou que não existe a possibilidade de uma invasão para que a ajuda seja entregue.

Colômbia x Venezuela

Enquanto isso, as tensões na fronteira entre Colômbia e Venezuela continuam. O presidente colombiano Ivan Duque e Guaidó já afirmaram que vão conduzir a entrega dos mantimentos. Mas essa fronteira também foi fechada por militares, que apoiam o governo de Maduro.