O vice-presidente, Hamilton Mourão, anunciou que irá à Colômbia representar o Brasil em reunião do Grupo de Lima. Marcado para a próxima segunda-feira, em Bogotá, o encontro terá como pauta a crise na fronteira dos países com a Venezuela – nesta quinta o regime de Nicolás Maduro fechou as fronteiras com o Brasil.
Mourão disse que viaja por determinação do presidente Jair Bolsonaro. Nos encontros anteriores do Grupo de Lima para tratar da crise na Venezuela, o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, foi quem havia representado o país nas discussões.
Por determinação do Presidente @jairbolsonaro estarei na segunda-feira, 25, em Bogotá, na Colômbia, para representar o Brasil na reunião do Grupo de Lima. Discutiremos os desdobramentos da crise na Venezuela, que fechou sua fronteira hoje com nosso País.
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) February 21, 2019
A reunião ocorrerá um mês depois do encontro em que 11 dos 14 países que compõem o Grupo de Lima reconheceram Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela – neste grupo está o Brasil e a Colômbia. De lá para cá, Guaidó tenta viabilizar o recebimento de ajuda humanitária oferecida pelos Estados Unidos, o que é rechaçado por Maduro, sob alegação de que os norte-americanos estão planejando uma intervenção militar.