Mais de 300 estudantes de escolas públicas e universidades da Capital foram às ruas na manhã desta quinta-feira para protestar contra o aumento da passagem dos ônibus. A concentração iniciou no Paço Municipal, por volta das 9h, e encerrou antes do meio dia, no Largo Zumbi dos Palmares, após uma caminhada pelas principais vias do Centro.
Durante o ato dos estudantes, ocorria a votação do reajuste na tarifa dos ônibus, na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). No final da manhã, com 13 votos a favor e três contrários, o Conselho aprovou o valor final de R$ 4,70.
Estudantes saem em caminhada contra o aumento da passagem de ônibus na Capital. Ponto final é o Largo Zumbi dos Palmares. @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/EmLIavKEFE
— Laura Gross (@laurangross) February 21, 2019
Com gritos de guerra, no ato organizado pela União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa), os jovens carregavam faixas de protesto, nas quais era possível ler frases como “Mãos ao alto, a passagem é um assalto” e “Marchezan Playboy”. A marcha percorreu as ruas Júlio de Castilhos – até Centro Popular de Compras de Porto Alegre –, Dr. Flores, Salgado Filho, Borges de Medeiros até chegar ao Largo.
Conforme a presidente da Umespa, Vitória Cabreira, este ano o protesto ocorreu em frente à Prefeitura, pois os estudantes entenderam que o prefeito Nelson Marchezan Júnior é quem dá a decisão final sobre o aumento ou não da passagem.
Ato dos estudantes agora na Borges de Medeiros na Capital. Com gritos de guerra eles pedem o voto contra o aumento da passagem para R$ 4,70. Ponto final será no Largo Zumbi dos Palmares. @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/Twdkq8cohV
— Laura Gross (@laurangross) February 21, 2019