Susepe investiga fugas de casas prisionais e amplia operações

A situação estrutural das cadeias também está sendo mapeada, para evitar que mais fugas aconteçam

Apenados escaparam por um buraco, em Bento Gonçalves./ Foto: Susepe./Divulgação.

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) divulgou, por nota, que está investigando as 43 fugas de presídios gaúchos que aconteceram no começo deste ano. Segundo o órgão, foram ampliadas as operações nas casas prisionais.

Conforme a Susepe, são realizadas, diariamente, revistas nos estabelecimentos prisionais. A operação Pente Fino visa retirar de circulação e coibir materiais ilícitos dos presídios, além de transferir lideranças negativas. A situação estrutural das cadeias também está sendo mapeada, para evitar que mais fugas aconteçam.

Na nota, a Superintendência ressalta que “o reforço para a segurança dos presídios também foi confirmado pelo vice-governador, secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior”. Durante agenda em Brasília, na qual busca recursos para retomar a obra da Penitenciária Estadual de Guaíba, Ranolfo anunciou que os 150 novos agentes penitenciários tem formatura prevista para o início do mês de abril.

Além disso, “Ranolfo também afirmou que o Governo está atento e preocupado em resolver a situação do sistema penitenciário, melhorando a segurança das prisões e ampliando vagas para amenizar um déficit de aproximadamente 13 mil vagas”.

A Susepe também atualizou, na noite desta terça-feira, os números sobre as fugas:

Presídio Estadual de Passo Fundo – 17 detentos fugiram na madrugada de 12 de janeiro, 13 já foram recapturados.

Presídio Estadual de Bento Gonçalves – 10 detentos fugiram na madrugada de 08 de fevereiro, 7 foram recapturados até agora.

Presídio Estadual de Erechim – 13 fugiram na madrugada do dia 17 de fevereiro, até agora 04 foram recapturados

Presídio Estadual de Cruz Alta – 03 detentos fugiram na madrugada de 19 de fevereiro. BM realiza buscas.