O governador Eduardo Leite está no Rio de Janeiro, onde tem reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy. Na pauta do encontro estão as privatizações.
De acordo com a assessoria do governador, Leite foi ao Rio de Janeiro para saber das possibilidades de acordo do governo do Rio Grande do Sul com o BNDES para que o banco dê suporte técnico para o processo de desestatização das empresas públicas gaúchas.
Estivemos hoje com o presidente do BNDES para tratar de apoio técnico do banco a processos de desestatização no Estado. É uma parceria que tem tudo para ser muito importante para o futuro do RS.#VamosRioGrande #BoraFazerRS pic.twitter.com/dPIDT1PcDJ
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 19, 2019
No dia 6 de fevereiro, o governo estadual protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que retira a obrigatoriedade de plebiscito para que a venda de empresas estatais possa ser definida. A proposta permite que a alienação, a transferência do controle acionário, a cisão, a incorporação, a fusão ou a extinção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) possam ser realizadas sem a manifestação popular.