Leite está no Rio de Janeiro para discutir desestatização com presidente do BNDES

Governador gaúcho quer saber das possibilidades do banco dar suporte técnico para o processo de desestatização das empresas públicas do RS

Foto: Alina Souza/CP

O governador Eduardo Leite está no Rio de Janeiro, onde tem reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy. Na pauta do encontro estão as privatizações.

De acordo com a assessoria do governador, Leite foi ao Rio de Janeiro para saber das possibilidades de acordo do governo do Rio Grande do Sul com o BNDES para que o banco dê suporte técnico para o processo de desestatização das empresas públicas gaúchas.

No dia 6 de fevereiro, o governo estadual protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que retira a obrigatoriedade de plebiscito para que a venda de empresas estatais possa ser definida. A proposta permite que a alienação, a transferência do controle acionário, a cisão, a incorporação, a fusão ou a extinção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) possam ser realizadas sem a manifestação popular.