Frencoop-RS apoia pacto nacional contra corte de verba do Sistema S Cooperativo

Foto: Divulgação

Foi lançando nesta segunda-feira, durante a primeira reunião do ano da Frencoop-RS, um pacto nacional para conter o avanço do projeto que prevê o corte de verbas de pelo menos 25% do Sistema S no país, atingindo, entre outros, o Sistema S Cooperativo.

Ao defender que os estados da Região Sul impulsionem esse movimento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop-RS, Vergilio Perius, pediu o empenho dos parlamentares. “Precisamos de um pacto muito forte com o parlamento gaúcho, nossos deputados e senadores em Brasília. Onde tem uma cooperativa tem renda melhor, tem educação melhor. E isso somente é possível com um Sistema S forte.”

Superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Renato Mobile, considera importante a arrancada no Rio Grande do Sul, Estado com forte base cooperativa: 2,9 milhões de associados, 426 cooperativas e 62 mil empregos formais. Ele fez uma defesa de programas e ações de ponta do Sistema S. No Estado, por exemplo, 76% dos recursos são aplicados na atividade fim.

Ao falar para mais de 100 pessoas, entre líderes de cooperativas, deputados estaduais e dois representantes da Câmara Federal e do Senado, o presidente da Frencoop-RS, deputado estadual Elton Weber, defendeu a importância da qualificação de cooperativados, gestores, técnicos e jovens. Ele antecipou que formará um grupo na Assembleia para colaborar.

“O Sistema S proporciona um trabalho ímpar, de levar o conhecimento, garantir formação e condições melhores de atuação. Se não tivermos esses recursos, tudo isso será comprometido.” A iniciativa tem apoio do presidente da Assembleia, Luis Augusto Lara, presente ao evento.

O senador Luiz Carlos Heinze (PP) prometeu apoio e articulação junto a Bancada Federal. “Nenhum governo age, governo reage a pressão”, sintetizou em sua explanação. Segundo Perius, a redução do repasse de recurso só pode ser mudada por Emenda Constitucional, o que obrigará a votação em dois turnos na Câmara e no Senado.

Dados apresentados durante o café da manhã mostram que o corte atingiria, por exemplo, ações de formação e capacitação profissional que beneficiaram mais de 38 mil pessoas somente em 2018, além de programas de promoção social, como o Aprendiz Cooperativo do Campo, que formou 17 mil jovens nos últimos dez anos.