Vaiado antes de entrar em campo, Patrick marca nos minutos finais e garante vitória do Inter

Volante fez segundo gol em triunfo de 2 a 1 sobre o Caxias

Patrick marcou o gol da vitória do Inter | Foto: Ricardo Giusti

Foi no sufoco e após o técnico Odair Hellmann ser vaiado, mas o Inter venceu o Caxias por 2 a 1 na noite deste domingo no Beira-Rio em jogo válido pela sétima rodada do Gauchão. O gol da vitória colorada foi marcado justamente por Patrick, que teve sua entrada como motivo para as vaias da torcida ao treinador colorado.

O Inter havia saído em vantagem no primeiro tempo, com William Pottker, mas sofreu o empate com Rafael Gava no começo da segunda etapa. Logo após o gol caxiense, Edenilson foi expulso aumentando a tensão no Beira-Rio. O Colorado só voltou a atacar nos minutos finais, após a entrada de Rafael Sobis, e chegou ao gol da vitória aos 44 do segundo tempo com o cabeceio salvador de Patrick.

Com a vitória, o Inter vai a 13 pontos e assume a vice-liderança Gauchão – a quatro do líder Grêmio. O Inter volta a campo no próximo domingo, às 17h, para enfrentar o Avenida em Santa Cruz do Sul. A partida será a última do Colorado antes da estreia na Libertadores da América, em 6 de março. Também no domingo, às 17h, o Caxias joga contra o Pelotas, no Centenário.

Inter com novidades

O técnico Odair Hellmann surpreendeu na escalação do Inter ao deixar D’Alessandro no banco. O garoto Nonato ganhou uma oportunidade no meio-campo no lugar do argentino. No ataque, Pedro Lucas foi o escolhido na vaga que vinha sendo de Tréllez. Outra novidade na equipe foi a presença de Uendel na lateral esquerda.

Com Nonato, Odair Hellmann voltou a escalar o Inter no 4-1-4-1, esquema usado nos primeiros jogos no Gauchão e na maior parte da boa campanha colorada no Brasileirão do ano passado. E o garoto apareceu bem em sua primeira chance no time principal. Com uma característica única entre os volantes do elenco, Nonato mostrou boa capacidade de retenção de bola e foi sempre opção dos companheiros para o jogo de passes curtos ao longo da primeira etapa.

O Caxias teve uma postura diferente dos demais adversários que o Inter havia enfrentado no Gauchão. A equipe grená não procurou apenas se defender e, com posse de bola, tentou atacar o Colorado ao longo do primeiro tempo. Não foram poucos os momentos em que o Inter se postou no seu campo para defender diante do ataque caxiense.

Apesar da boa atuação do Caxias, a vantagem foi colorada no primeiro tempo. Aos 12 minutos, William Pottker recebeu de Dourado pelo lado direito, levou a bola para dentro e chutou no canto para vencer Lee e abrir o placar, 1 a 0.

O melhor jogador do Caxias no primeiro tempo foi Bruno Alves, que causou problemas ao lado esquerdo da defesa colorada. Em sua melhor jogada, o camisa 11 do Caxias avançou sobre a marcação de Cuesta e arriscou um chute forte defendido por Lomba aos 33 minutos. O Inter teve o gol de Pottker e apenas uma outra finalização no primeiro tempo, em bola parada. Rodrigo Dourado cabeceou em escanteio cobrado por Edenilson aos 39 e mandou perto da trave. Com poucas chances de gol e equilibrada, a etapa terminou com vantagem mínima para o Inter.

Caxias empata no começo do segundo tempo

Se no primeiro tempo o Caxias já tinha tido maior posse de bola, no começo da etapa final o time da Serra passou a se impor ainda mais. Com uma postura até surpreendente, o Inter se postou mais atrás nos primeiros minutos esperando o Grená, que buscava o empate. O jogo tinha um Caxias propondo e o Inter esperando, mas foi em um raro ataque colorado no começo do segundo tempo que veio o empate. Após um escanteio a favor do time de Odair, Bruno Alves avançou em velocidade no contra-ataque e cruzou para Rafael Gava, que desviou para o fundo das redes e empatou a partida aos 11 minutos, 1 a 1.

Se o empate já era ruim para o Inter, a situação ficou ainda pior logo depois, aos 17, quando Edenilson foi expulso ao levar o segundo cartão amarelo. Nesse momento, Odair havia chamado D’Alessandro, mas o argentino retornou para o banco com a expulsão do volante.

Odair muda em busca da vitória e tem sucesso

D’Alessandro acabou entrando aos 23 minutos. O escolhido para sair foi Neilton, que teve uma atuação apagada na partida. Com D’Ale entrando pelo lado direito, Odair inverteu o lado de Pottker, que passou a jogar pelo lado esquerdo. As mudanças do técnico não surtiram efeito e o Inter seguiu com dificuldades para criar com 10 homens. A nova tentativa do treinador foi a entrada de Patrick no lugar de Nonato com o cronômetro chegando aos 30 minutos. A torcida não gostou da alteração e vaiou o técnico colorado.

As dificuldades do Inter seguiram e Odair Hellmann encontrou uma melhora no time em sua última troca. Rafael Sobis entrou no lugar de Pedro Lucas e conseguiu levar o time ao ataque novamente. Aos 41, ele chutou da entrada da área e a bola bateu no braço do zagueiro Thiago Sales. O árbitro Douglas Silva marcou falta e o Inter teve a chance para marcar. O próprio Rafael Sobis foi para a cobrança e quase marcou. Ele bateu por baixo da barreira, só que a bola desviou em Patrick e saiu pela linha de fundo.

Se Patrick havia atrapalhado Rafael Sobis no lance anterior, aos 44 o volante se recuperou. Sobis bateu falta do lado esquerdo e Patrick apareceu para desviar de cabeça e marcar, 2 a 1. O camisa 88, que foi vaiado em sua entrada em campo, correu em direção à torcida como se cobrasse após o gol, que garantiu a vitória do Inter.