RS tem 78 presos em delegacias aguardando vagas no sistema prisional

Em frente ao Palácio da Polícia, algemados aos veículos, detidos fumavam neste domingo enquanto aguardavam transferência

Foto: Guilherme Almeida/CP
Foto: Guilherme Almeida/CP

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou que pelo menos 78 presos em delegacias aguardam vagas no sistema carcerário do Estado neste domingo. Desse total, ao menos três estavam em viaturas da Brigada Militar (BM) em frente ao Palácio da Polícia, na Capital, na manhã de hoje. Ao passar pelo local, a reportagem flagrou uma situação bastante inusitada: algemados aos veículos, os detidos fumavam enquanto aguardavam transferência.

Foto: Guilherme Almeida/CP

Do lado de fora, brigadianos garantiam a custódia dos presos. Um deles, algemado ao volante de uma viatura, se espreguiçava e bocejava deitado no banco do motorista. Na parte traseira, outro preso terminava seu cigarro, também algemado à estrutura do carro.

Foto: Guilherme Almeida/CP

Questionada, a Susepe afirmou que o procedimento adotado pela Brigada Militar (BM) durante a custódia dos presos fica a critério da corporação.

O Comandante de Policiamento da Capital (CPC), Tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon confirmou o elevado número de presos custodiados pela corporação, em viaturas, em frente ao Palácio da Polícia. Picon alegou que isso ocorre devido ao elevado número de prisões efetuadas pela BM durante o final de semana.

“Nós fizemos muitas prisões e as vezes isso causa acúmulo de presos. Mas de ontem pra hoje a maioria já ingressou no sistema prisional. Aos poucos estamos resolvendo esse problema. Realmente a viatura não é o local ideal, mas em princípio nós não temos outra forma a não ser algemando o indivíduo na viatura”, afirmou.

Sobre o fato de que presos estava fumando cigarro enquanto aguardava transferência, o comandante do CPC disse apenas que já teve acesso as fotos que flagraram a situação e que irá verificar essa conduta. “A gente recebeu algumas fotos dessa situação e nós vamos verificar o que aconteceu. Vamos verificar qual foi o motivo e se foi liberado para esse preso fumar. Me parece que esse seria um preso que está a mais tempo, mas vamos levantar essa situação e se tiver algum problema, vamos corrigir”, ressalta.