Assembleia discute veto de Leite a bebida nos estádios após o Carnaval

Matéria passa a trancar pauta de votações em início de março

Foto: Galileu Oldenburg / Assembleia Legislativa / CP

Vetado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), o projeto que autoriza a retomada da venda de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos volta a ser discutido, após o Carnaval, na Assembleia Legislativa. Tramitando desde 1° de fevereiro no Parlamento, o texto passa a trancar a pauta de votações em início de março. Em função da terça-feira de Carnaval, que ocorre em 5 de março, o veto só vai ser examinado na segunda semana do mês.

Como o Executivo não avalizou a proposta, é necessária maioria absoluta em plenário para a derrubada do veto, ou seja, no mínimo 28 votos. Contudo, o governador conta com maioria na Casa. No mesmo dia, mais três vetos de Eduardo Leite devem ser discutidos em plenário.

Em meio ao debate sobre o retorno do consumo de bebidas nos estádios, a Brigada Militar já se manifestou contrária à retomada da venda desde a aprovação da proposta. Consultada, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) se mostrou favorável ao tema.

A legislação estadual que proíbe a comercialização e o consumo dentro dos estádios vigora desde abril de 2008, a partir de um projeto protocolado pelo então deputado estadual Miki Breier (PSB), hoje prefeito de Cachoeirinha. O texto idealizado pelos deputados Gilmar Sossella e Ciro Simoni (ambos PDT) passou no fim do ano passado. Ele limita o consumo ao primeiro tempo das partidas, ou após o fim do jogo.