Prefeitura de Porto Alegre divulga pontuação dos Blocos de Carnaval

Dados servirão como critério de desempate para definição de data e circuito

Foto: Facebook / Reprodução / CP

Apesar de o calendário da Prefeitura prever que o Carnaval de Rua Porto Alegre 2019 comece em 16 de fevereiro, estendendo-se até 24 de março, a Secretaria da Cultura ainda não confirmou a data do primeiro desfile. A previsão é de que o cronograma seja divulgado até segunda-feira, dia 18. Conforme a assessoria da Pasta, a definição do período não significa a realização de desfiles em todas as datas possíveis – no caso, sábados, domingos e vésperas de feriado.

A Prefeitura da Capital publicou, na edição do Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) desta quarta-feira a pontuação de cada bloco, que vai auxiliar na definição do cronograma dos desfiles. Os dados servirão como critério de desempate quando houver conflito de solicitação de mesmas datas e mesmo local para desfile. Todos os 26 blocos que se habilitaram para participar do Carnaval de Rua Porto Alegre 2019 comprovaram origem e tradição no bairro e tiveram pedido deferido, podendo participar, independente da pontuação.

Os blocos com maior pontuação foram o Rua do Perdão e o Banda DK, com 39 pontos cada, e As Virgens do Bolinha, com 38. Três blocos não pontuaram: As Cores da Cidade, Bloco da Bartira e Ai que Saudade do Meu Ex. Foram levados em conta critérios como histórico cultural dos blocos (1 ponto), número de desfiles realizados e comprovados (1 ponto por desfile) e existência de pessoa jurídica (1 ponto).

A Secretaria Municipal de Cultura prevê uma reunião, na sexta-feira, com representantes de cada bloco. O cronograma completo do desfile deve ser divulgado até a próxima segunda-feira.

Organização

A empresa Impacto Vento Norte Produções Técnicas venceu a disputa do Pregão Eletrônico para organizar e oferecer estrutura para os desfiles de Carnaval de Rua, em troca do direito de publicidade. O lance vencedor de outorga, a ser paga ao município, é de R$ 50.001,00. Os valores não serão custeados pela prefeitura, que vai empregar o mínimo de recursos humanos nas programações.

Quando

O cronograma do Carnaval de Rua 2019 abre em 16 de fevereiro e segue até 24 de março, sempre entre 8h e 21h de sábados, domingos ou vésperas de feriado. Os circuitos serão centralizados, nesses seis fins de semana, além de os oito eventos do chamado “circuito comunitário-descentralizado”, que farão parte de um calendário em separado.

Os eventos em ruas internas da Cidade Baixa devem envolver apenas quatro blocos, que desfilarão em 2 e 5 de março. Os escolhidos devem ser os que comprovarem origem e tradição no bairro, seguindo determinações do Ministério Público.

Confira a pontuação de cada bloco inscrito

Rua do Perdão 39
Banda DK 39
As Virgens do Bolinha 38
Areal da Baronesa do Futuro 17
Maria do Bairro 13
Galo de Porto 10
Deixa Falar 10
Olha o Passarinho do Mário 7
Bloco do Isopor 6
Império da Lã 6
Filhos do Cumpadi Whashington 6
Ziriguidum 6
Gonhas da Folia 4
Panteras do Samba 4
Puxa que é Peruca 4
Cia do Trago 3
Tem Tudo para Dar Errado 3
Os Dinobicos 2
Afrô Tchê 2
Bloco do OP 2
B Loukos 2
Do Guerreiro 2
Da Malvina 1
As Cores da Cidade 0
Bloco da Bartira 0
Ai que Saudade do Meu Ex 0

Carnaval Comunitário

Já as atividades do Carnaval Comunitário terão início, neste domingo, com o evento descentralizado na região Leste. Os desfiles acontecem na avenida Dr. Alberto Viana Rosa, no bairro Protásio Alves, na esquina da avenida Protásio Alves.

A festa recebe a apresentação do Bloco da Figueira, Família Uni Samba, Mauro Sorriso e Vem Com A Gente. A organização vai disponibilizar um Caminhão Trio Elétrico, banheiros e segurança.