Polícia Civil faz operação para combater organização criminosa que atua no Estado

Investigação seguiu até identificar os principais membros da quadrilha

Operação Fechamento./ Foto: Polícia Civil./ Divulgação.

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira, 13 mandados de prisões preventivas e 12 de busca em apreensão nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Gravataí. A Operação Fechamento é decorrente de uma investigação que começou com o foco a liderança de uma das principais organizações criminosas do Estado. Até o momento, oito pessoas foram presas.

De acordo com a Polícia, as investigações prosseguiram até que fosse possível identificar os principais membros da quadrilha. Dois chefes da organização criminosa já foram presos, sendo um deles Gustavo da Silva Deporte, de 44 anos, conhecido como  “queimado”. Ele foi detido no município de Caiobá (PR), no final de 2017. O outro líder foi preso em 2018, no Paraguai.

Queimado é um dos principais alvos da operação. A pena dele é de 33 anos e 3 meses de reclusão. Na sua ficha criminal constam crimes de homicídio, roubo a estabelecimento bancário, roubo e clonagem de veículos, tráfico de drogas.

Neste mês, o criminoso foi beneficiado pela progressão de regime e inclusão no sistema de monitoramento eletrônico por tornozeleira, causando preocupação nas forças de segurança do Estado. Conforme a Policia Civil, ele possui histórico de fugas e de crimes violentos, além de um ”status” dentro da organização criminosa.