Líder de quadrilha do tráfico de drogas é preso em operação na Capital

Homem foi localizado no sótão da própria casa, no bairro Santana, em Porto Alegre

Líder de quadrilha de tráfico de drogas foi preso durante operação | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

Nove pessoas foram presas na manhã desta terça-feira durante a operação Fechamento, desencadeada pela Polícia Civil em Porto Alegre, Alvorada e Gravataí. Entre os detidos está o principal líder da organização criminosa que era especializada no tráfico de drogas.

O homem, apontado como o chefe da quadrilha, foi detido em uma casa no bairro Santana, em Porto Alegre. Ele usava uma tornozeleira eletrônica, mas o sinal do aparelho não era captado pelos policiais. Após uma insistência nas buscas, o homem foi localizado escondido no sótão da residência.

Segundo o delegado Arthur Raldi, da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), durante as investigações foram identificados os principais integrantes deste “braço” da organização criminosa.  No final de 2017, foi preso um dos líderes (no Paraná) e, no ano seguinte, o outro (no Paraguai). Os dois eram os únicos gerentes da organização criminosa que ainda estavam em liberdade.

Com histórico de fuga e crimes violentos, os antecedentes criminais reforçam a preocupação da Polícia Civil. “Mesmo nessas condições ele foi beneficiado pela progressão e inclusão no sistema de monitoramento eletrônico por tornozeleira, em fevereiro de 2019”, explicou o delegado Raldi.