Flagrada em festa, Suzane von Richthofen perde direito a saídas temporárias da prisão

Juíza entendeu que a presa cometeu falta grave ao participar do evento

Foto: Reprodução / Record TV

A juíza Wania Regina da Cunha, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, suspendeu o direito da detenta Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, de gozar três saídas temporárias da prisão este ano. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A juíza entendeu que a presa cometeu falta grave ao participar de uma festa de casamento, em Taubaté, quando recebeu permissão para a “saidinha” do Natal, em dezembro do ano passado.

Com a decisão, Suzane teve suspensas as saídas para a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Pais, devendo permanecer na Penitenciária Feminina de Tremembé, onde cumpre a pena.

Policiais militares flagraram Suzane em uma festa no bairro Estoril, em Taubaté, às vésperas do Natal. Os policiais foram ao local depois de uma denúncia e verificaram que Suzane descumpria a regra de permanecer no endereço declarado para a saída condicional da prisão – no caso, a residência do namorado, em Angatuba, a 330 quilômetros dali. Na ocasião, a juíza plantonista, Sueli Zeraik, entendeu que não havia irregularidade, mas o Ministério Público Estadual entrou com recurso.

No julgamento, a juíza de Execuções Criminais considerou que houve falta grave. Ela também considerou que Suzane já havia cometido uma falta anterior ao ter informado endereço errado à administração do presídio quando saiu para passar o Dia das Mães com a família, em 2016.

Na época, ela ficou por dez dias em cela solitária e respondeu a processo administrativo. Suzane já cumpriu 16 anos de prisão e a Defensoria Pública de Taubaté entrou com pedido de progressão para o regime aberto.

Embora seja avaliada como presa de bom comportamento, um dos exames requisitados pelo Ministério Público Estadual para avaliação das condições psicológicas de Suzane indicou que o comportamento dela representa risco potencial à sociedade, pela dificuldade em avaliar o resultado das ações que toma.

Suzane cumpre pena por ter tramado a morte dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen, em 2002, em São Paulo, na companhia dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, então namorado dela. Dos três, apenas Daniel saiu da prisão para cumprir a pena em regime aberto.