O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou na manhã desta quinta-feira que o Rio Grande do Sul irá promover e será sede, em 2019, da campanha “Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural”. A iniciativa, que é realizada anualmente pelo Instituto, tem intenção de divulgar, valorizar, promover e debater sobre os bens culturais e o turismo de regiões brasileiras. O foco neste ano é a valorização dos patrimônios históricos gaúchos, catarinenses e paranaenses.
A campanha foi lançada oficialmente hoje no Palácio Piratini. No mês de outubro, entre os dias 21 e 25, será realizada no Rio Grande do Sul a semana nacional do patrimônio cultural brasileiro Sul. A ideia do encontro é discutir, em seminários, ações de turismo aliando aos acervos existentes nos estados. O RS possui, atualmente, 150 bens tombados individualmente, 13 conjuntos urbanos, cinco bens arqueológicos, além do patrimônio imaterial registrado.
A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, ressaltou a importância da promoção turística das cidades na preservação das obras. “O Iphan fiscaliza, reconhece e trabalha pela preservação do patrimônio. Mas nós precisamos da parceria do Ministério do Turismo e das secretarias estaduais de Turismo, pois a promoção turística é fundamental para a preservação do patrimônio. O patrimônio só se preserva se tiver uso e for apropriado pelas pessoas com sentimento de pertencimento”, ressalta.
Recursos para região das Missões
Nesta sexta-feira, acontecerá nas Missões a assinatura da ordem de serviço com destinação de R$ 3 milhões para obras de requalificação urbana de partes das cidades. Os serviços, conforme o Iphan, deverão durar cerca de um ano.
A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, ressalta que os recursos disponibilizados para a região das Missões certamente irão alavancar ainda mais o turismo no interior do Estado. “Esse anúncio e a disponibilização de recursos para as missões que irá acontecer amanhã vai trazer um benefício maior ainda para aquele complexo que é um espaço histórico reconhecido mundialmente e que alavanca o turismo pro Estado”, afirma Beatriz.
Como parte das atividades da campanha será realizado no dia 25 de outubro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A data também irá marcar o lançamento da Revista do Patrimônio, publicação editada pelo Iphan desde 1937 e uma das revistas institucionais mais antigas e respeitadas do país.
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, também esteve presente no evento e afirmou que o governo federal também está trabalhando na possibilidade de auxiliar através, de leis de incentivo a cultura, a conclusão das obras do complexo Multipalco do Theatro São Pedro. “O Theatro São Pedro já por si só um grande patrimônio cultural e um símbolo do Rio Grande do Sul. Mas tem toda essa área nova do Multipalco que iniciou uma obra nova e está com dificuldade de terminar. Eu já estive visitando e fiquei muito empolgado com o que vi. Os espaços são extraordinários. Estamos estudando uma forma de ajudá-los. Eu estou esperando um projeto do que falta e os investimentos que precisam ser feitos e nós vamos ver, através das leis de incentivo cultural, um caminho para definitivamente ter o Theatro São Pedro completo”, afirmou o ministro.