Susepe encaminha mais de 40 presos de delegacias para o sistema penitenciário

Ação aconteceu durante a Operação Cela Vazia

Operação Cela Vazia./ Foto: Susepe./Divulgação.

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) encaminhou 42 presos de delegacias para o sistema prisional do Estado. A ação aconteceu durante a Operação Cela Vazia, na noite dessa quarta-feira. A ofensiva contou com a participação de 120 agentes.

Foram realocados 11 detentos de Canoas, 15 de São Leopoldo e outros 16 de Novo Hamburgo. A Susepe informou que o superintendente Mário Santa Maria Junior promoveu a abertura de 130 vagas em um presídio na Região Metropolitana, mas não detalhou qual é a casa prisional.

Presos em delegacias

Em 11 de janeiro, o Sindicato dos Agentes de Polícia do Rio Grande do Sul (Ugeirm) divulgou a lista de presos em delegacias. Na ocasião, o total chegava a 90. O vice-presidente da Ugeirm, Fábio Castro, reiterou que o problema é recorrente, embora os números possam variar. Além disso, salientou que “é necessário vontade política das autoridades para acabar com essa situação”.

Em dezembro de 2018, uma decisão judicial atendeu a um pedido da Defensoria Pública Estadual para proibir o uso de viaturas policiais como meio de custódia de pessoas detidas ou presas no Rio Grande do Sul. A decisão também determinou o encaminhamento imediato de todos os custodiados para um estabelecimento penal compatível com a situação carcerária.