Os bombeiros do Rio Grande do Sul seguem de prontidão para auxiliar nos trabalhos em Brumadinho (MG), onde a barragem de rejeitos rompeu na sexta-feira passada. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), coronel César Eduardo Bonfanti, diante do fato de que os trabalhos vão durar muito tempo, há a expectativas de que sejam chamados a qualquer momento.
“Mantemos as informações com o comandante de Minas Gerais. Nós e outros estamos aguardando o chamado para substituir o pessoal que está trabalhando há vários dias”, comentou. Além das equipes do estado mineiro, estão atuando os bombeiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A equipe gaúcha, que está designada, é formada por 10 bombeiros e cinco cães farejadores, dois de Santa Maria e três de Porto Alegre – são da raça Labrador. A equipe de homens designados para ir a Brumadinho conta com cinco bombeiros de Santa Maria: o segundo-sargento Alessandro Nunes e os soldados Vagner Charão Lago, Estefânio Bernardes, Lucas Cecchin Marafiga e Elvis dos Anjos, que pertencem ao 4º Batalhão de Bombeiros. Os militares têm curso de especialização em resgate de vítimas.
*Com informações dos repórteres Mauren Xavier e Renato Oliveira