Cidade está um “pandemônio”, relata moradora de Brumadinho

Barragem da Vale rompeu, no início da tarde, espalhando lama

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Após a barragem da Vale se romper em Brumadinho (MG), no início da tarde desta sexta, moradores procuraram se abrigar em áreas mais altas da cidade e ter informações sobre familiares e conhecidos que viviam próximos ao local. “A cidade está um pandemônio. As pessoas estão muito assustadas”, relata Genilda Dalabrida, dona de um restaurante.

Genilda disse que os moradores estão acompanhando os resgates e procurando familiares, amigos e conhecidos que podem ter sido atingidos pela lama. “Você vê pessoas com celular na mão, tentando falar com a família”, disse. Genilda relata que está tentando encontrar o ex-marido, que era funcionário da barragem, mas ainda não conseguiu contato.

De acordo com Genilda, além desse esforço, moradores estão buscando se deslocar para regiões mais seguras, nas áreas mais altas da cidade. Parte do comércio fechou.

Rompimento
A barragem rompeu na manhã de hoje. A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota que ainda não explica o motivo do colapso. A área mais atingida é a da vila Ferteco, conforme a empresa.