Cai para 22 número de pontos impróprios para banho no RS

Todos os locais reprovados são balneários de água doce

Maioria fica na Praia do Laranjal, em Pelotas. Foto: Arquivo/CP

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na tarde desta sexta, que caiu de 24 para 22 o número de pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul. Os dados fazem parte do sétimo relatório de balneabilidade das praias gaúchas, divulgado na tarde de hoje. Todos os locais reprovados são balneários de água doce.

Em Pelotas, seis pontos permanecem sem condições de banho na praia do Laranjal: Santo Antônio/rua Bagé e Santo Antônio/avenida Rio Grande do Sul, balneário dos Prazeres, Colônia Z-3, Valverde/Pontal da Barra e Valverde/Aki Pizza.

Também seguem impróprios o balneário Caverá, no rio Ibirapuitã, em Alegrete; a praia Recanto das Mulatas, no Guaíba, em Barra do Ribeiro; o balneário Rainha do Sol, no rio Ibicuí, em Manoel Viana; o balneário Passo do Umbú, no rio Ibicuí, em São Vicente do Sul; o balneário Fernando Schilling, no rio Jaguari, no município de Jaguari; o balneário da Jacaquá, no rio Ibicuí, no município de São Francisco de Assis; o balneário Passo do Verde, no rio Vacacaí, em Santa Maria, e dois pontos da Lagoa dos Patos, em Tapes: o balneário Rebelo e a praia do Pinvest.

A Fepam também explica que, em virtude das enchentes das últimas semanas, não conseguiu realizar a coleta de amostras em sete pontos que monitora: dois deles no rio Santa Maria (a praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul, e o balneário São Simão, em Cacequi); dois no rio Ibicuí (o balneário Passo do Silvestre, em Itaqui, e a praia Passo Real, em Dom Pedrito), e dois no rio Jacuí (a praia Nova, em Cachoeira do Sul e o balneário Santa Vitória, em Rio Pardo), além do balneário das Tunas, no rio Vacacaí, em Restinga Seca.