Mais de 50% dos servidores da Capital aderem a empréstimo bancário para receber 13º de 2018

Servidor que optou por não antecipar o valor junto ao Banrisul receberá a gratificação parcelada em 10 vezes

Prefeitura de POA. Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

A linha de crédito para antecipar a gratificação do 13º salário do ano passado junto ao Banrisul teve a adesão de 14.997 servidores municipais de Porto Alegre, totalizando R$ 74 milhões. Esse total representa 53% dos 28.158 funcionários que poderiam aderir ao empréstimo. O prazo para que os servidores pudessem solicitar encerrou em 18 de janeiro.

O município indenizará os servidores públicos que anteciparem a gratificação. A medida vale para ativos, inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios e os agentes políticos do município.

Os servidores receberão o valor referente à gratificação, que será acrescido de indenização. Se a opção do funcionário for a de contratar o empréstimo em outra instituição bancária, o valor indenizado será a correção monetária pelo IPCA mais juros legais.

O servidor que optou por não antecipar o valor referente à gratificação natalina junto ao banco receberá da prefeitura a gratificação parcelada em 10 vezes, a partir de 20 de fevereiro de 2019, medida que também será acrescida de correção monetária pelo IPCA, mais juros legais.