Leite homologa situação de emergência de mais duas cidades

Dezenove dos 29 municípios que relataram danos solicitaram socorro. Nove tiveram pedido aceito

Mais dois municípios gaúchos afetados pelos temporais tiveram decretos de situação de emergência homologados pelo governador Eduardo Leite, nesta quarta-feira. Foram assinados os pedidos de Bagé e de Lavras do Sul. Com isso, chega a nove o número de cidades com decreto homologado após a sequência de chuvas e enchentes registradas desde o início de janeiro.

Dezenove dos 29 municípios que relataram danos já decretaram emergência. “Estamos acelerando ao máximo a resposta do Estado e temos conseguido homologar os decretos em tempo recorde”, disse o governador.

Nessa terça, uma comitiva do Rio Grande do Sul participou, em Brasília, de uma reunião de articulação para que o governo federal reconheça a emergência e libere recursos para recuperar espaços públicos e estradas danificados pelas inundações.

Entenda

A partir da homologação do decreto pelo governo estadual, a Defesa Civil Nacional precisa reconhecer os pedidos para que a verba da União seja liberada às prefeituras e que os moradores atingidos possam solicitar o saque do FGTS.

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, mais uma rodada de reuniões com os prefeitos deve ser realizada para apurar as necessidades reais de cada cidade.

Até o momento, o governo federal sinaliza com uma ajuda emergencial de R$ 24 milhões.