Prefeitos gaúchos vão a Brasília buscar recursos para cidades afetadas pelas chuvas

Comitiva terá dois encontros nesta terça-feira com representantes do governo federal

Foto: Governo RS/Divulgação

Uma comitiva de prefeitos das cidades gaúchas atingidas pelas chuvas irá a Brasília nesta terça-feira para buscar recursos junto ao governo federal. A intenção dos gestores é retomar a normalidade nos municípios, especialmente da Fronteira Oeste, que foram castigados pelos eventos climáticos. Representantes da Defesa Civil Estadual também estarão presentes na viagem.

Ontem, os prefeitos de Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana estiveram no Palácio Piratini. Num primeiro momento, foi feito um balanço da ajuda humanitária fornecida pelo Estado até agora, o que inclui quatro lotes com milhares de arrecadações às famílias, principalmente de roupas e alimentos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, para evitar que os prejuízos se intensifiquem, serão reivindicados recursos à União, principalmente, para horas-máquina voltadas a das rotas e, também, ajuda para que o Exército auxilie nos trabalhos sem onerar as prefeituras com custos – como combustível. Essas demandas pautadas na reunião serão levadas de forma articulada pelos prefeitos, juntamente com representantes do governo do Estado para Brasília, para a Defesa Civil Nacional e para o Ministério da Integração.

Em Brasília, a comitiva gaúcha deverá ter dois encontros na tarde desta terça-feira. O primeiro acontece às 15h, em uma agenda com o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves. Logo em seguida, às 17h, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, receberá as demandas dos gestores municipais.

Desde o último dia 9 de janeiro, 27 cidades do Rio Grande do Sul registraram algum tipo de estrago em função das chuvas. Desse número, 18 já decretaram situação de emergência.