Nível dos rios baixa e cai para 913 o número de pessoas fora de casa no RS

Com a estabilidade e o declínio dos rios, muitas famílias já estão retornando para as suas casas

Equipes da Prefeitura de Alegrete auxiliam na limpeza de ruas e residências. Foto: Prefeitura de Alegrete/Divulgação

Com a melhora do tempo e a queda no nível dos rios, principalmente da Fronteira Oeste, centenas de famílias conseguiram retornar para suas residências. O mais recente boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta terça-feira, aponta que caiu de 6.531 para 913 o número de pessoas que seguem fora de casa em função das chuvas no Rio Grande do Sul. Desse total, 402 pessoas seguem desabrigadas e outras 511 desalojadas.

Desde o último dia 9 de janeiro, mais de 10 mil pessoas foram afetadas por chuvas, vendavais ou enxurradas. Os maiores estragos foram registrados na Fronteira Oeste do Estado. A Defesa Civil contabilizou quatro óbitos em razão direta ou indireta com os eventos climáticos.

O levantamento do órgão estadual aponta ainda que 27 cidades procuraram a Defesa Civil. Do total, 18 municípios já decretaram situação de emergência solicitando ajuda do governo gaúcho.

Nesta terça-feira, o chefe da Casa Militar, coronel Julio Cesar Rocha, e o subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Rodrigo Dutra, viajam a Brasília a fim de auxiliar os municípios afetados pelas chuvas, principalmente da Fronteira Oeste. Na tarde de ontem foi realizada uma reunião com representantes e prefeitos de São Gabriel, Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana e São Francisco de Assis. O encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, serviu para estabelecer as demandas que serão levadas à União.

Também no dia de hoje, a Defesa Civil envia ajuda humanitária para os municípios de Rosário do Sul, Manoel Viana, Alegrete, e Quarai. Serão enviados 280 cestas básicas, 2.395 peças de roupas (masculino/feminino/infantil) e 30 colchões.

A Defesa Civil informa ainda que segue em condição de alerta as bacias de Ibicuí, Santa Maria e Baixo Jacuí. A condição de atenção segue para as bacias do Vacacaí-Vacacaí Mirim e Camaquã.