Governo federal prorroga permanência da Força Nacional por mais dois meses no RS

Medida aparece na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União

Fotos: Divulgação, Rodrigo Ziebell

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, atendeu ao pedido do governo gaúcho e prorrogou a presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul. A medida aparece na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União (DOU).

A renovação de efetivo é um procedimento padrão da Força Nacional, uma vez que a tropa é composta por servidores das forças de Segurança Pública estaduais de todo o Brasil, que fazem atuações pontuais, por um período determinado, regressando às corporações de origem. Os agentes destacados pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) permanecerão em Porto Alegre por mais 60 dias – período passível de prorrogação.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, confirmou que a Força Nacional contribuiu para o combate à violência e à criminalidade. “Um trabalho relevante, principalmente no momento em que eles vieram prestar auxílio aos órgãos estaduais, em 2016. Atualmente, são 55 policiais militares e nove policiais civis experientes atuando na nossa capital. Iremos, nestes 60 dias, fazer uma avaliação para que se possa definir sobre a necessidade de uma nova prorrogação”, afirmou.