Número de afetados pelas chuvas volta a subir no RS e há mais de 6,5 mil pessoas fora de casa

Canela ingressou na contagem da Defesa Civil e número de cidades, que registraram estragos, chega a 25

Foto: Governo RS/Divulgação

A nova atualização da Defesa Civil Estadual, divulgada na manhã desta segunda-feira, aponta que o número de pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul voltou a subir. Ao todo, 10.058 pessoas estão sendo afetadas pelos eventos climáticos que tiveram início no último dia 09 de janeiro. Desse número, 1.468 pessoas estão desabrigadas e outras 5.080 desalojadas. Outras 3.510 pessoas também registraram danos em residências, mas não precisam deixar os locais.

Ainda segundo a Defesa Civil, subiu de 24 para 25 o número de cidades que relataram estragos. O município de Canela foi o último a ingressar na lista. A cidade da Serra foi atingida por um vendaval na última sexta-feira. Até o momento, 18 cidades já decretaram situações de emergência.

Além dos estragos em residências, lavouras e na infraestrutura das cidades, as chuvas já deixam quatro mortos no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, duas delas aconteceram em decorrência indireta com os eventos climáticos, mas compõem a contagem. Dois óbitos aconteceram no Alegrete e outros em Quaraí e Santana da Boa Vista.

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil do Estado organiza o envio de mais dois lotes de ajuda humanitária para municípios da Fronteira Oeste e da região Sul do Estado.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais cessou o alerta hidrológico para o Rio Grande do Sul, informando que há tendência de normalização do nível dos rios, porém, reflexos da onda de cheia poderão ser sentidos pelos próximos quatro dias em toda a região da Fronteira Oeste, especialmente no rio Uruguai.