Mourão se encontra com embaixadores em seu primeiro dia na Presidência

General substitui Bolsonaro, que está em viagem, até a sexta-feira

É a primeira vez que Mourão assume interinamente o cargo. Foto: José Cruz/ Agência Brasil / CP

O presidente em exercício general Hamilton Mourão se encontra com embaixadores da Alemanha, Georg Witschel, e Tailândia, Susarak Suparat, na tarde desta segunda-feira, em seu primeiro dia como presidente da República em exercício. Até a sexta-feira o militar substitui Jair Bolsonaro, que participa do Fórum Mundial Econômico, em Davos, na Suíça.

• Bolsonaro é destaque em reunião dos 100 maiores empresários do mundo

Pelo Twitter, Mourão disse estar honrado por substituir Bolsonaro na Presidência. “Ao amanhecer deste dia, quero expressar a honra de estar no exercício da Presidência da República. Desejo uma excelente e proveitosa viagem ao Presidente @jairbolsonaro e comitiva a Davos. Por aqui, manteremos a posição”, escreveu Mourão na mensagem postada antes das 7h30min.

General Hamilton Mourão

@GeneralMourao

Ao amanhecer deste dia, quero expressar a honra de estar no exercício da Presidência da República. Desejo uma excelente e proveitosa viagem ao Presidente @jairbolsonaro e comitiva a Davos. Por aqui, manteremos a posição!

Pela primeira vez, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, exercerá a Presidência da República. Ele ficará em exercício até a madrugada de sexta-feira, quando Bolsonaro retorna da sua primeira viagem internacional após a posse.

Bolsonaro discursa na abertura do fórum e pretende destacar a abertura da economia, o combate à corrupção e a preservação da democracia no Brasil e na América Latina. Ele deve chegar a Zurique, na Suíça, nesta segunda por volta das 17h30min. Davos fica a 116 quilômetros de Zurique.

Agenda

Na manhã de hoje, Mourão se reúne com Miguel Angelo da Gama Bentes para discutir projetos de mineração estratégica. Na tarde, o presidente em exercício tem encontros com os embaixadores da Alemanha, Georg Witschel, e Tailândia, Susarak Suparat.

Em seguida, Mourão se reúne com o coronel Hélcio Bruno de Almeida, especialista em defesa e segurança com atenção no combate ao terrorismo. Depois, ele se encontra com dois generais.