Viaduto na zona Norte é alvo de vandalismo de grandes proporções

Ainda não há prazo e nem orçamento exato para a recuperação total

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Duas caixas controladoras de energia do viaduto Utzig, em Porto Alegre, foram totalmente destruídas e todos os disjuntores e cabos de energia furtados ou danificados, atingindo também o terminal de transporte público, ainda na quarta-feira passada. A estrututura fica na avenida Benjamin Constant, na zona Norte da cidade. De acordo com a Prefeitura, o vandalismo é de grandes proporções e não há prazo e nem orçamento exato para a recuperação total.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) encaminhou a situação para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que desde quarta trabalha na avaliação e encaminhamento de uma solução para o problema. A Pasta estima concluir até o início da próxima semana o levantamento total dos danos e dos materiais furtados para reposição. Só então, as equipes poderão prever o período necessário para realizar o conserto. Até o momento, foram repostos os cadeados e serão soldadas as proteções das portas da central de energia do viaduto.

A SMSurb já oficiou a Policia Civil sobre o crime. “Temos a certeza de que não estamos lidando com pequenos ladrões, mas sim com meliantes visivelmente capacitados em questões elétricas”, enfatizou o secretário Ramiro Rosário. A Guarda Municipal informou que vai reforçar o patrulhamento no local até o problema ser resolvido.