Sindicância que apura fuga do presídio de Passo Fundo deve ter resultados em até 30 dias

No último sábado, 17 apenados considerados de alta periculosidade fugiram da Casa prisional que está superlotada

Superintendente da Susepe, Mario Santa Maria Junior. Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

Devem ser concluídas em até 30 dias as investigações que pretendem esclarecer fatos importantes sobre a fuga de 17 apenados do Presídio Regional de Passo Fundo, que aconteceu na madrugada do último sábado. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira pelo superintendente da Susepe, Mario Santa Maria Junior.

Os presos, considerados de alta periculosidade, fugiram do presídio a pé após uma camionete S10 atingir e derrubar um portão. De acordo com o superintendente, as investigações vão averiguar se há ligação entre a fuga e possíveis casos de corrupção envolvendo agentes penitenciários.

Nesta quinta-feira, 11 servidores do Presídio Regional de Passo Fundo foram transferidos para outras casas prisionais, entre eles, estão o diretor, o subdiretor e o chefe da segurança. Nesses novos postos, eles não assumirão cargos de chefia.

No lugar dos agentes substituídos, a Susepe encaminhou servidores de Porto Alegre para administrar o presídio localizado no Norte do RS. O nome do novo diretor é Marco Antônio Couto.

Com capacidade para 307 apenados, o presídio de Passo Fundo abriga 738 pessoas, uma  superlotação que supera os 140%. Apesar da superlotação, o superintendente da Susepe descarta transferir os apenados para outras penitenciárias.

No mês passado, a Casa implantou um novo sistema de câmeras, com investimento de R$ 36,8 mil em 32 equipamentos em HD e infravermelho, três monitores de 40 polegadas e uma câmera de aproximação.