Cheia de rios eleva para 24 número de trechos impróprios para banho no RS

Em sete pontos, reprovados por precaução, não houve coleta em função das enchentes

Foto: Sema / Divulgação

Subiu para 24 o número de pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul, nesta semana, conforme o sexto relatório de balneabilidade das praias gaúchas divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Nenhum dos pontos impróprios fica no mar. Na semana passada, eram 16 pontos com banho desaconselhado.

Em Pelotas, seis trechos permanecem sem condições de banho na Praia do Laranjal: Santo Antônio/rua Bagé e Santo Antônio/avenida Rio Grande do Sul, Balneário dos Prazeres, Colônia Z-3, Valverde/Pontal da Barra e Valverde/Aki Pizza.

Também foram reprovados para banho o balneário Caverá, no rio Ibirapuitã, em Alegrete; a praia Recanto das Mulatas, no Guaíba, em Barra do Ribeiro; o balneário Rainha do Sol, no rio Ibicuí, em Manoel Viana; o balneário Passo do Verde, no rio Vacacaí, em Santa Maria;  o balneário da Jacaquá, no rio Ibicuí, no município de São Francisco de Assis; o balneário Rebelo, na Lagoa dos Patos, em Tapes; o balneário Passo do Umbú, no rio Ibicuí, em São Vicente do Sul; a praia da Barrinha na Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul; a praia Carlos Larger, no rio Pardo, em Candelária; o balneário Fernando Schilling, no rio Jaguari, no município de Jaguari, e o balneário Pedro Osório, no rio Piratini, em Pedro Osório.

Em sete pontos monitorados, não houve coleta em função das enchentes. Esses trechos, com isso, foram incluídos na relação de locais impróprios pelo critério do princípio da precaução: dois pontos do rio Santa Maria, na praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul e no balneário São Simão, em Cacequi. Dois pontos do rio Ibicuí, no Passo do Silvestre, em Itaqui e na praia Passo Real, em Dom Pedrito. Outros dois pontos do rio Jacuí, na praia Nova, em Cachoeira do Sul, e no balneário Santa Vitória, em Rio Pardo, e o balneários das Tunas, no rio Vacacaí, em Restinga Seca.

A Fepam fiscaliza 94 pontos, em 44 localidades. Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento (Sanep) executa a coleta e o monitoramento.