Resultado do Enem sai às 10h desta sexta

Em Porto Alegre, Ufrgs espera notas para divulgar listão do Vestibular de 2019

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão disponibilizados amanhã, às 10h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou o horário na noite de hoje.

As notas individuais poderão ser acessadas pela Página do Participante ou pelo aplicativo Enem 2018. É preciso informar CPF e senha.

O Inep também vai divulgar os resultados gerais, com a proficiência média das quatro áreas de conhecimento e da redação, no portal da autarquia.

As provas foram aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais, além de vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em língua brasileira de sinais (Libras).

O Inep ainda divulga, em 18 de março, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais, e com objetivo apenas pedagógico, já que não é possível interpor recurso.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, também vai ser divulgada em 18 de março.

Com o Enem, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em Porto Alegre, por exemplo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) espera o resultado do Enem para divulgar a data da publicação do listão do Vestibular de 2019, uma vez que 30% das vagas na instituição são destinadas ao Sisu. Para ingressar pelo sistema, os candidatos devem obter 450 pontos ou mais em cada uma das áreas de conhecimento do Enem, e 500 pontos ou mais na redação. A expectativa é de que a lista de aprovados, com o restante das vagas disponíveis (70%), saia no início da próxima semana.