Metade dos servidores de Porto Alegre aderiu a linha de crédito para receber o 13º

Sexta-feira é o último dia para contratar o empréstimo

Foto: Divulgação/Palácio Piratini

A um dia do fim do prazo, cerca de 14,7 mil servidores municipais de Porto Alegre aderiram à linha de crédito junto ao Banrisul para receber o pagamento do 13º salário. O valor total de financiamento chega a R$ 72,9 milhões. A Secretaria da Fazenda informou que o número representa 52% das 28.158 matrículas que podem aderir ao empréstimo.

A sexta-feira é o último dia para contratar o empréstimo através de canais digitais (APP – Banrisul Digital e Home Banking) e da rede de agências do banco.

A medida vale para os servidores públicos municipais ativos, inativos, pensionistas e vinculados a estatutos próprios e os agentes políticos do município. Quem optar por não antecipar o valor recebe o 13º parcelado em 10 vezes, a partir de 20 de fevereiro de 2019, com correção monetária pelo IPCA e juros legais.

No RS

Do total de 344 mil servidores públicos vinculados ao Poder Executivo Estadual, 254 mil solicitaram o pagamento do 13º salário referente ao ano de 2018 através de empréstimo bancário. O número equivale a 73,8% das matrículas.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) no fim da manhã dessa quarta-feira. O valor total das operações somou R$ 1,03 bilhão. Para os servidores que optaram por receber o benefício de forma parcelada, o governo do Estado vai depositar 1,5% ao mês sobre o valor em atraso em termos de indenização.