Enchentes já tiraram 6,6 mil de casa no RS; governo homologa emergência em sete cidades

Defesa Civil Estadual apontou que, em 18 cidades, 1.551 pessoas seguem em abrigos públicos e 5.119 em casas de amigos e parentes

Chega a quase 6,7 mil o número de pessoas fora de casa em função de vendavais e enchentes registrados, entre 9 de janeiro e hoje, no Rio Grande do Sul. Mais de 5,8 mil delas residem em Alegrete, onde o rio Ibirapuitã invadiu milhares de residências ribeirinhas, desde a semana passada. O boletim mais recente da Defesa Civil Estadual apontou que, em 18 cidades, 1.551 pessoas seguem em abrigos públicos e 5.119 em casas de amigos e parentes. Dessas, 16 decretaram situação de emergência.

Embora não tenha recorrido ao decreto, o município de Caiçara, no Norte gaúcho, entrou para o relatório porque um vendaval, na terça-feira, derrubou postes e atingiu 35 casas e dois pavilhões.

Hoje, o Palácio Piratini confirmou que o governador Eduardo Leite homologou os decretos de emergência de mais quatro cidades: Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul e São Francisco de Assis. Com isso, sobe para sete o número de municípios com prejuízo reconhecido, incluindo Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. Em 15 dias, as prefeituras devem apresentar o relatório conclusivo de danos, a fim de que o pedido de ajuda seja remetido, também, para o governo federal.

Além das 6.670 pessoas fora de casa, 1.883 tiveram dano parcial nas residências, conforme a Defesa Civil. Duas pessoas morreram, desde a quarta-feira retrasada, uma em Santana da Boa Vista e duas em Alegrete.