Falta de salários paralisa limpeza terceirizada no Centro Administrativo do Estado

Cerca de 30 trabalhadores protestam contra o atraso no pagamento dos salários, que deveriam ter sido quitados no dia quinto dia útil deste mês

Foto: Oxana Lerner Ascom/Smarh

Cerca de 30 servidores terceirizados do serviço de limpeza no Centro Administrativo Fernando Ferrari protestaram hoje em frente ao prédio onde funciona a maioria das secretarias do governo estadual, em Porto Alegre. O grupo alega atraso no pagamento dos salários, que eram previstos para o dia quinto dia útil do mês.

De acordo com os trabalhadores, além do atraso nos salários, a empresa Job Recursos Humanos (Job RH), responsável pelos contratos, não pagou o 13º referente ao ano passado, nem vale-transporte e vale-alimentação para alguns deles. Há relatos, inclusive, de funcionários que já voltaram das férias e não receberam os valores devidos referentes ao período.

Um servidor ouvido pela reportagem confirmou que os trabalhadores terceirizados estão de braços cruzados. “Minha colega e eu acabamos de recolher o lixo do banheiro”, disse um funcionário vinculado à Procuradoria-geral do Estado.

A Job RH não atende as ligações da reportagem. Procurado, o governo do RS se manifestou através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). A Pasta informou, em nota, que os pagamentos das empresas terceirizadas, referentes ao ano de 2018, foram feitos no mês de outubro.

O texto cita ainda que a Seplag mantém esforços para organizar os fluxos de pagamentos (a partir de então) e normalizar a prestação dos serviços, de forma mais breve possível.

A Seplag também salienta que, “diante da reestruturação administrativa do Estado aprovada há pouco mais de uma semana”, vem priorizando a integração dos setores de duas Pastas que passou a englobar a englobar. “Em face disso, já está em curso a revisão e atualização dos processos relacionados à contratação de serviços de mão de obra terceirizada”, finaliza a nota.