RS espera resposta por mais seis meses da Força Nacional em Porto Alegre

De acordo com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, pedido ocorreu ainda em 21 de dezembro

Agentes da Força Nacional no RS. Foto: Álvaro Grohmann / Especial / CP

O vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, confirmou, na tarde de hoje, ter encaminhado a Brasília um pedido de renovação de permanência da Força Nacional de Segurança, por mais seis meses, em Porto Alegre.

O secretário falou durante a solenidade de passagem de comando para o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, e para o chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra. Os atos ocorreram no Quartel General da Brigada Militar.

De acordo com Ranolfo, o pedido ocorreu ainda durante o governo de transição, em 21 de dezembro. Até o momento, o governo federal não deu resposta à solicitação.

A Força Nacional reforça o policiamento ostensivo em Porto Alegre desde 28 de agosto de 2016, em função de uma sucessão de crimes registrados na Capital e em cidades da região Metropolitana.

O último convênio previa o retorno do efetivo em dezembro do ano passado. Ranolfo explica que, como já houve pedido de renovação, os agentes seguem atuando na cidade.