Mais de 70% dos servidores estaduais receberam 13º via empréstimo bancário

Valor total das operações somou R$ 1,03 bilhão

Venda de ações do Banrisul era alvo de críticas; dinheiro poderia ser utilizado na quitação da folha salarial do Executivo
Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

Do total de 344 mil servidores públicos vinculados ao Poder Executivo Estadual, 254 mil solicitaram o pagamento do 13º salário referente ao ano de 2018 através de empréstimo bancário. O número equivale a 73,8% das matrículas.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) no final da manhã desta quarta-feira. O valor total das operações somou R$ 1,03 bilhão. As informações foram repassadas à Sefaz pelos bancos.

Para os servidores que optaram por receber o benefício de forma parcelada, o governo do Estado vai depositar 1,5% ao mês sobre o valor em atraso em termos de indenização.

Municipários da Capital

Os servidores da prefeitura de Porto Alegre têm até o dia 18 de janeiro para solicitar acesso à linha de crédito para que recebam o 13º de 2018 via empréstimo no Banrisul. A contratação pode ser encaminhada pelos canais digitais (APP – Banrisul Digital e Home Banking) e pela rede de agências do banco. A exemplo do que ocorreu com servidores estaduais, é possível que servidores negativados ou com litígio com o banco não consigam fazer a operação ou tenham parte do valor descontado.